5.4.10

O Santos é o novo, de novo, mais um vez

Eu nunca envolvo Deus em pedidos futebolíticos.
Sei que ele deve ter coisas mais importantes para fazer. Mas quando surge um time como este do Santos agora em 2010, dá até medo.

Sou santista desde moleque, filho de corintiano e palmeirense, filho da década de 7o. Isto é, sou santista mesmo, apesar de jejuns, Rodolfo Rodrigues solitário, shorts ridículo com estrelas..., não sou santista que viu Pelé jogar, daí era moleza.

Mas retomando, quando surge um time como este de 2010, dá até medo. Não medo de santista, torcedor, não. Mas medo de quem gosta de futebol.
Um time como este tem obrigação de ser campeão, senão é um prejuízo para o esporte, é um prejuízo para o jogo, é um prejuízo para todas as crianças que estão começando a assistir e gostar de futebol.

Se um time deste joga como está jogando e não é campeão, todos os burocratas, estrategistas, críticos de plantão começam a dizer: "viu, de que adianta jogar bonito, se não sabe defender?", "viu, sabe driblar, mas não sabe ser campeão", "futebol é resultado", "jogou, jogou, e não adiantou nada".

Não passa pela cabeça destes fdp, que esporte é assim mesmo, às vezes a gente ganha, às vezes a gente perde e às vezes chove (frase de um antigo filme sobre beisebol). Mas adianta sim, jogar bonito, com inteligência, dando tudo que você tem sempre. É isso que será lembrado. E é isso o que este time tem feito. Eles sempre jogam dando tudo que têm. Jogam com vontade de ganhar fazendo mais gols do que o adversário. Simples, né?! Mas poucos times jogam assim hoje em dia.
Esse time quer ganhar porque jogou melhor, não pelo nó tático, ou porque fez o adversário jogar pior. Eles jogam com vontade de fazer mais um lance que será falado durante anos por todo mundo que o viu. Pelo mesmo motivo que faz todo molque querer jogar bola na hora do recreio.


Quando surge um time assim dá até medo. Talvez porque eu seja filho da Copa de 82, traumatizado com a fatídica tarde em Sarriá na Espanha. Fato que fudeu o futebol mundial por alguns anos.
Eu não vou ficar aqui discutindo a magnitude dos fatos, e porque as coisas são como elas são. Quem sou eu para questionar o andar e as decisões do Cosmos. Então Deus, como sempre vou manter a tradição, não vou fazer pedidos que envolvam resultados no esporte. Sei que é bobagem. E sei que o Senhor, que criou o futebol, deve ter visto e também deve achar o que aconteceu em Sarriá um absurdo.

1 comment:

cafe&cerveja said...

Neymar é Neymar porque é do Santos,
se fosse do Palmeiras seria Neyporco,
do Corinthians Neylouco
e se fosse do São Paulo Ney Mato Grosso.